terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pep Guardiola e Bundesliga: O cocktail perfeito?


Numa competição num claro sentido emergente, a chegada de Pep Guardiola ao comando técnico do Bayern de Munique é perfeita para que esta alcance o reconhecimento que realmente merece. Estádios repletos semana após semana, ambientes únicos nas bancadas, futebol atraente com intérpretes de qualidade, são alguns dos cartões de visita da Bundesliga, único campeonato europeu ainda sem nenhuma equipa eliminada daquelas que iniciaram as provas da UEFA na temporada 2012/2013 (Bayern, B. Dortmund, Schalke 04, Bayer Leverkusen, Hannover 96, B. Monchengladbach e Estugarda).

Olhando a realidade do futebol europeu actual, a Bundesliga mostra que não são necessários patrões endinheirados que despendem milhões ano após ano na construção dos seus planteis, para obter sucesso (o Bayern é a única excepção, efectuando por vezes contratações para as quais despende elevadas quantias). Jogadores predominantemente alemães, um mercado interno que permite que os clubes efectuem negócios entre si, bem como empresas de tecnologia avançada e da industria automóvel (também elas alemãs) a investirem nos clubes, permite a criação de um ciclo fechado, com relações win-win para todas as partes, inclusive para os adeptos. 
Contudo, trata-se ainda de um campeonato um pouco fechado aos olhos de muitos. E aqui...Guardiola é a peça chave. Um treinador mediático, nome consensual no mundo futebolístico, com enorme potencial para transmitir à competição alemã aquilo que ela precisa: publicidade, mediatismo, foco na imprensa mundial. É uma aposta de risco, a que assumiu, mas que pode ser sinónimo de sucesso. Se Pep tem tempo para dominar a exigente língua germânica, além do facto do conjunto bávaro apresentar uma grande estrutura (à semelhança do Barcelona), é também verdade que arrisca-se a chegar a um conjunto mais do que campeão, e sendo ainda uma incógnita o que fará na Champions, é dos principais candidatos a atingir novamente a final da competição. Pode-se ter "livrado" de José Mourinho, mas há que contar com o sensacional B. Dortmund, orientado pelo não menos fantástico Jurgen Klopp.

Com a entrada do Fair-Play Financeiro imposto pela UEFA na temporada 2013/2014 (o que irão fazer os milionários patrões da Premier League?), com jogadores de origem asiática (garantia de milhões de telespectadores) nos respectivos planteis de doze equipas da primeira divisão (Bayern, B. Dortmund, Friburgo, Mainz, B. Monchengladbach e W. Bremen são as excepções), e principalmente clubes saudáveis financeiramente, a Bundesliga pode perfeitamente, num prazo de cinco anos atingir o nível de mediatismo da Premier League...e até mesmo superá-la. 

Aqui fica uma pequena demonstração do ambiente no estádio do B. Dortmund:



A. Carvalho

0 comentários:

Enviar um comentário

Template developed by Confluent Forms LLC; more resources at BlogXpertise