quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Voz do Adepto não vai deixar de lado a NBA!


Com o All-Star Weekend (este ano em Houston) no horizonte e a época regular a meio do caminho, decidimos fazer uma ronda pelas equipas de cada divisão. Esta semana vamos dar um salto à Conferência Este, mais concretamente à Divisão do Atlântico. 

New York Knicks (25-14) 
Os Knicks começaram a temporada imparáveis, mas têm sentido algumas dificuldades desde a lesão do base Raymond Felton. Continuam no entanto líderes da divisão, apoiados numa época fantástica de Carmelo Anthony(29.2ppj e 6.0rpj) e do seu poste Tyson Chandler(12.2ppj e 11.0rpj), melhor defensor do ano na época transata e um dos melhores ressaltadores da Liga. O shooting-guard J.R. Smith, também em época de afirmação, tem providenciado grande energia vindo do banco com os seus 17 pontos por jogo, 5 ressaltos e 3 assistências. Aliás, o banco tem sido um dos pontos fortes destes Knicks, com Steve Novak (exímio atirador de 3), Pablo Prigioni (base argentino que apenas aos 35 anos chega à NBA) mas também, Jason Kidd e Rassheed Wallace, a fazerem deste plantel um dos mais profundos e com mais qualidade da Liga. O regresso dos lesionados Amar´e Stoudemire e Iman Shumpert, fazem destes Knicks uma equipa ainda mais temível e um dos principais candidatos à final da Conferência Este. 

Brooklyn Nets (25-16)
Com a mudança de New Jersey para Brooklyn o dono dos Nets, o milionário russo Mikhail Prokhorov, conseguiu impulsionar o franchise levando-o para uma zona mais popular. Com o despedimento do treinador principal Avery Johnson, o treinador interino P.J Carlesimo assumiu o controlo da equipa e, muito bem! Os Nets levam um recorde de 9-1(vitórias-derrotas) desde que Carlesimo tomou as rédeas da equipa, o ataque melhorou substancialmente passando de uma média de 94.5 pontos marcados por jogo, para 102.9 pontos por jogo sob a sua alçada. Com um cinco base |D.Williams-Joe Johnson-G.Wallace-R.Evans-Brook Lopez| talento e experiência são os adjetivos que melhor caracterizam este conjunto. Parece-nos no entanto que elementos como M.Teletovic, M.Brooks e A.Blatche poderiam ter um papel mais decisivo na rotação da equipa. Os Nets seguem em segundo lugar no Atlântico e em quarto na Conferência Este e se nada de anormal acontecer estarão nos playoffs. Até onde pensa que podem chegar? 

Boston Celtics (20-20)
Orientados pelo treinador Doc Rivers e comandados dentro de campo pelo base Rajon Rondo, os Celtics perderam este ano o maior marcador de 3 pontos da história da NBA, Ray Allen, para os rivais Miami Heat. Em oposição chegaram J.Terry, C.Lee, Leandrinho Barbosa e o rookie J.Sullinger que permitiram um acréscimo de qualidade à equipa. Ultrapassadas as lesões, Jeff Green parece finalmente pronto para mostrar todo o potencial que lhe é atribuído e, tem-se revelado uma peça importante na rotação dos C´s este ano. Avery Bradley também regressou de lesão e tem ajudado nos processos defensivos da equipa. Apesar de Boston estar um pouco aquém do esperado para esta época, acreditamos que marcarão presença nos playoffs e que serão um osso duro de roer para qualquer adversário. Com dois All-Star em Houston este ano (Rondo e Garnett), seria de esperar uma melhor prestação de Boston? Ou com os novos elementos melhor adaptados, serão estes Celtics mais difíceis de derrotar? 

Philadelphia 76ers (17-24)
Com um recorde negativo, os 76ers têm sentido a falta da sua figura dos últimos anos, Andre Iguodala (actualmente nos Denver Nuggets), principalmente no desempenho defensivo. Se não vejamos, passaram de uma média de 89.0 pontos sofridos por jogo na época passada para 97.1 pontos esta temporada. No entanto, acreditamos que com o regresso anunciado de Andrew Bynum para Fevereiro, esta situação se vai alterar e as aspirações de um ida ao playoffs serão concretizáveis pelos Sixers. Em termos individuais, é de destacar a época fantástica que o base Jrue Holiday (19.2ppj e 8.9apj) tem realizado até ao momento, jogando a um nível All-Star e carregando os 76ers ás costas. De salientar também a confirmação do talento de Evan Turner (2º no draft de 2010) e as excelentes prestações de Thaddeus Young. Poderão os 76ers atingir os playofs com o regresso de Bynum? 

Toronto Raptors (15-26)
A equipa de Toronto tem sido atingida pelas lesões esta época, desde A.Bargnani a J.Valanciunas, até K.Lowry ou L.Fields, o azar tem batido à porta dos Raptors ao longo da temporada. Para piorar, perderam nove jogos em prolongamento ou por cinco pontos ou menos. Com metade destes jogos ganhos os Raptors estavam, nesta altura, num lugar de playoff. Posto isto, as coisas só podem melhorar para a única equipa canadiana na NBA. 

Quem será para o leitor o primeiro classificado da Divisão do Atlântico? E com o All-Star Weekend aí ao virar da esquina, se houvesse um cinco ideal por Divisão, quem escolheriam para representar o Atlântico? 

R. Magalhães

0 comentários:

Enviar um comentário

Template developed by Confluent Forms LLC; more resources at BlogXpertise