sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Sonho de um Milionário


Considerada por muitos a liga mais atractiva e competitiva do mundo a Premier League tem como cartão de visita uma quantidade astronómica de jogadores de topo mundial. Este fenómeno apenas é possível devido ao grande poderio económico dos seus clubes, poderio esse que depende quase exclusivamente da "generosidade" dos seus donos.

Desde há muito tempo que é tradição em Inglaterra os clubes serem, ao contrário do que se passa em Portugal sendo o Beira-Mar a excepção à regra, detidos por indivíduos ou entidades privadas. Tudo isto era "banal" até aparecer um homem com um sonho...Esse homem, de seu nome Roman Abramovich chegou a Inglaterra com o sonho de ser Campeão da Europa. 
Com este objectivo em mente adquiriu um clube, o Chelsea, e desde contratações extravagantes a despedimentos com indemnizações superiores a orçamentos de muitos clubes portugueses, Roman deu uma nova vida a uma liga já por si muito agitada. Conhecido pelas suas excentricidades, muitas eram as expectativas dos adeptos dos Blues em relação a este novo "patrão do futebol", e ele não os desiludiu. 
Ora vejamos: Em Junho de 2003 chega ao futebol inglês adquirindo os Blues por 60 milhões de libras, com o clube vieram também 80 milhões de libras em dívida, valor esse que pagou rapidamente. Em seguida Roman foi "às compras", comprou ao Real Madrid o francês Claude Makélélé e o camaronês Geremi, ao Man. United Sebastian Verón, do Inter chegou Crespo, adquirindo ainda Arjen Robben, Joe Cole, Glen Johnson, Adrian Mutu e Wayne Bridge. Esta lista só não é mais extensa porque nomes como Alessandro Nesta ou Emerson, que foram abordados, não foram possíveis.
Nesse ano, época 2003/2004, os Blues terminam num espectacular 2º lugar na Premier League (melhor classificação dos últimos 49 anos), e após ultrapassarem o Arsenal nos quartos de final da Liga dos Campeões, caem frente ao Mónaco nas meias-finais. Poder-se-ia dizer que Abramovich teve sucesso, certo? Parece que não, o milionário queria mais. Para isso despediu Ranieri e contratou o então treinador vencedor da Liga dos Campeões, José Mourinho!! Adquiriu também Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Petr Cech e...Didier Drogba. Veio então uma época dourada para o clube e o seu proprietário. Entre 2004 e 2007, os Blues, com José Mourinho no comando, conquistaram duas Premiership, duas Carling Cup, uma Community Shield e uma FA Cup.

Contudo, mesmo depois de outras aquisições de peso como Ballack, Shevchenko, Essien, e Salomon Kalou, o "Sonho" continuava a escapar-lhe. Despede então Mourinho (pagando uma indemnização de loucos), e continua a fazer aquilo pelo qual já era conhecido: compras e mais compras.
Faz então chegar a Londres Malouda, Anelka, e tenta ainda Daniel Alves. Com Scolari chegam Bosingwa, Quaresma e Ivanovic, com Ancelotti Ramires, David Luiz e Fernando Torres.
Conquistam-se alguns títulos em Inglaterra, atingem-se algumas meias-finais e uma final perdida da Liga dos Campeões, mas o tão desejado título, nem vê-lo.
Em 2011 chegou então André Villas-Boas trazendo consigo uma Liga Europa e a pressão de ser um "mini-Mourinho", mas uns meses e uma indemnização multimilionária depois (mais uma), eis que chega ao comando dos Blues, Roberto Di Matteo, até então adjunto de Villas-Boas no clube!!
No começo a sua única missão era completar a época sem grandes esperanças, com a excepção da FA Cup e de um lugar de acesso à Liga dos Campeões para o ano vigente. Porém Di Matteo tinha outras ideias e no espaço de pouco mais de um mês leva os Blues a duas Finais, a FA Cup, que conquista mais tarde frente ao Liverpool por 2-1 e, após uma vitória muito suada frente ao FC Barcelona, a tão desejada final da Liga dos Campeões contra o gigante alemão Bayern de Munique. Nesse ano a final era jogada em casa do adversário no Allianz Arena, mas isso não intimidou Di Matteo e os seus pupilos e, após um empate a uma bola, o Chelsea conquista a sua 1º Liga dos Campeões batendo o Bayern por 4-3 nos penaltis. 

Nove anos e muitos milhões depois Roman Abramovich concretiza assim o seu sonho e é agora detentor de uma equipa vencedora da Liga dos Campeões. O sonho estava concretizado e o milionário feliz!! Já esta época, após uma série de maus resultados que deixaram a equipa em 3º lugar quer na Liga dos Campeões quer na Premier League, (no caso da Champions precisariam de uma combinação de resultados para prosseguir na competição), Di Matteo foi destituído do cargo dando lugar a Rafael Benítez, actual treinador de uma equipa com um dos patrões mais exigentes da Premier League.
Ninguém sabe qual será a próxima compra astronómica ou o próximo despedimento mediático, mas uma coisa é certa, Roman Abramovich não ficará por aqui, resta agora esperar para ver...

F. Nunes

0 comentários:

Enviar um comentário

Template developed by Confluent Forms LLC; more resources at BlogXpertise