segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A "NEGRA" DEVIA TER OUTRA SOLUÇÃO...

Muito se fala da Verdade Desportiva e esta é posta em causa quando se decide um campeonato num jogo em casa contra o rival mais direto! Grande parte dos campeonatos que se decidem nos play-off são resolvidos na "negra" e para a atingir as equipas chegam empatadas em vitórias na final do play-off. O play-off disputa-se entre o 1º vs 8º, 2º vs 7º, 3º vs 6º e 4º vs 5º e por outro lado, a "negra" disputa-se sempre ao 5º jogo na casa da equipa vencedora da Fase Regular.

Como um campeonato, por norma, deve ser decidido entre todos as equipas e com o play-off é decidido numa final a 2, o que vai um pouco contra o que deve ser considerado o mais forte e regular entre os intervenientes deveria haver outra forma de se apurar o campeão nacional. Este sistema para conhecer o Campeão Nacional passa-se no Futsal, Basquetebol e Voleibol.


Jogar uma "negra" em casa traz vantagens óbvias como jogar perante o seu público e num pavilhão e ambiente favorável. Além, de que um dia mau num play-off ou na "negra", pode deitar a perder o trabalho de uma época inteira e também a injustiça de uma equipa que termina a Fase Regular em 1º, ser eliminada nos play-off quando fez 2 jogos menos conseguidos. Concordo que digam que o vencedor da Fase Regular tem que ter alguma vantagem perante os adversários passando, neste caso, pelo fator casa no último jogo mas há outra solução mais justa e que apura o mais regular (aí sim, no verdadeiro sentido da palavra) ao longo de todo o campeonato.

O campeão seria apurado depois da Fase Regular num mini-campeonato entre as 8 primeiras equipas no Futsal e as 6 primeiras no Voleibol e Basquetebol. As equipas em disputa do Campeonato veriam os seus pontos reduzidos para metade e jogariam entre elas com jogos em casa e fora. No término da Fase Regular e do Mini-Campeonato vencia a equipa mais forte e regular.

Ainda no ano desportivo transato, todas estas modalidades foram decididas na "negra" e à exceção do FC Porto no Basquetebol (perdeu 53-56 no Dragão Caixa) o fator casa sorriu ao vencedor da Fase Regular em Voleibol, Sporting de Espinho e em Futsal, Sport Lisboa e Benfica, o que espelha uma vantagem considerável em relação ao rival.
Para as equipas que lutam pela manutenção o sistema a aplicar seria exatamente o mesmo!

Acham que o molde para apurar o campeão devia ser alterado ou deve-se manter o mesmo formato?


M. Félix

0 comentários:

Enviar um comentário

Template developed by Confluent Forms LLC; more resources at BlogXpertise