sábado, 19 de janeiro de 2013

Paulo Fonseca e Paços de Ferreira - as iniciais do nome do treinador e clube são a sintonia para o sucesso!


Fez uma carreira humilde como jogador profissional (Barreirense, Leça, Belenenses, Marítimo, V. Guimarães e Estrela da Amadora), mas prepara-se para uma carreira de sucesso como treinador. Foi precisamente no último clube que representou como jogador, que iniciou até ver a sua auspiciosa carreira de técnico.

Em 2005/2006 orientou os Juniores do Estrela da Amadora e terminou num honroso 5º lugar. Na época 2006/2007, ainda ao serviço dos Juniores do Estrela da Amadora obteve um 3º lugar (feito notável), somente atrás dos dois rivais da 2ª circular. Seguiu-se a primeira experiência como treinador de Seniores, no 1º Dezembro, na III Divisão Nacional, onde atingiu o seu mais modesto trabalho até ao momento. Ficou-se pelo 1º lugar do campeonato de manutenção e na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, eliminado então pelo Torreense. Odivelas foi a sua próxima casa, em 2008/2009, na II Divisão. Completou a Série D e a Fase de subida num prestigiante 5º lugar. Na Taça de Portugal, ficou-se mais uma vez pela 3ª eliminatória. No Pinhalnovense, cumpriu a época 2009/2010 e 2010/2011, obtendo o 7º e 4º lugar, respectivamente. Na Taça de Portugal fez duas prestações fantásticas nas duas épocas, somente eliminado nos 1/4 final pela primodivisonária Naval 1º de Maio em 2009/2010, e pelo vencedor da edição em 2010/2011, o FC Porto.

O primeiro trabalho como treinador de uma equipa profissional foi na época passada, no D. Aves. Na II Liga Portuguesa  "morreu na praia", ao ficar a escassos 2 pontos da subida de Divisão. Na Taça de Portugal, uma vez mais cai aos pés do vencedor da edição, a Académica de Coimbra, e novamente nos 1/4 final. Na Taça da Liga fica-se pelo 3º lugar da 1ª fase de grupos, com os mesmos pontos do 2º classificado, posição que lhe dava acesso à fase seguinte.
Esta época, até então, tem realizado um trabalho digno e fantástico a todos os níveis no Paços de Ferreira. É o ano de afirmação no panorama desportivo nacional e a confirmação de mais um bom valor nos treinadores portugueses. Segue num surpreendente 4º lugar, a 1 ponto do SC Braga. Vai iniciar sensivelmente dentro de uma hora, a difícil partida no Estádio do Dragão, transportando consigo um facto curioso e notável: são 483 minutos sem sofrer golos fora de casa, e quase 9 meses sem perder fora desta. Na Taça de Portugal quebrou finalmente a malapata, encontrando-se já nas 1/2 finais, onde irá defrontar o SL Benfica. Na Taça da Liga tinha já à vista também as 1/2 finais da competição, quando um golo do SCP, no último minuto, deitou tudo por terra.

É política do Paços de Ferreira que os seus treinadores usem um chapéu nas antevisões e análises aos jogos. Posto isto, é caso para dizer: é de tirar o chapéu ao enorme trabalho feito até então por Paulo Fonseca!

M. Felix

0 comentários:

Enviar um comentário

Template developed by Confluent Forms LLC; more resources at BlogXpertise