terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"Passo a Paços" rumo à Europa


Este clube nortenho proveniente da "Capital do Móvel" com pouco mais de seis décadas de história encontra-se atualmente na 4º posição do campeonato a apenas 1 ponto do S.C. Braga e do acesso aos lugares da Champions. Esta época é sem dúvida o culminar de uma boa gestão de recursos, onde a máxima de que com pouco se pode fazer muito é por demais evidente. Um clube com um orçamento de 3,5 milhões de euros, bem longe dos orçamentos do S.C. Braga (15 milhões) e do Sporting (36 milhões), consegue neste momento deixar os leões a uns incríveis  10 pontos de diferença. É um clube cumpridor no pagamento dos salários aos jogadores (coisa rara no nosso campeonato atualmente), não entrando em grandes euforias, mantendo sempre os pés bem assentes na terra.

Olhando para o plantel desta época dos "castores" encontramos jogadores já com muita experiência e de inegável qualidade. O central e capitão Ricardo já com muitos anos de primeira liga, Tiago Valente, jogador que Paulo Fonseca trouxe com ele do Desp. Aves, que conseguiu ganhar o lugar a Javier Cohene um dos bons centrais do nosso campeonato, os regressos ao campeonato português de Tony (ex-Cluj) e Antunes (ex-Roma), dois laterais com muita vocação ofensiva. No meio campo os principais destaques vão para André Leão, um jogador já conhecido do nosso campeonato que depois de algumas épocas no Cluj e Beira-Mar aos 27 anos está a atingir o auge da sua carreira, ao seu lado normalmente joga Luiz Carlos, que experimenta este ano posições mais recuadas no terreno impondo no jogo do "paços" qualidade de passe e inteligência tática. Vítor é sem dúvida a principal figura da equipa Pacense esta época, conta já com 2 golos e 3 assistências sendo o melhor em campo na maioria dos jogos em que participou. Jogador que aos 29 anos aparece no principal escalão do nosso campeonato, deixando a ideia que existem muitos casos como ele nas divisões inferiores dos nossos campeonatos. Passou toda a sua carreira até então jogando em clubes da 2º Liga sendo um perfeito desconhecido até ingressar na época passada na equipa da Mata Real. Um jogador que provavelmente já vai tarde para uma carreira brilhante mas deixa muita água na boca pois demonstra qualidade para outros voos. Outro dos destaques no meio campo pacense é o caso de Josué, médio formado no F.C. Porto que este ano está a realizar a sua melhor época no escalão Sénior  aos 22 anos promete dar um salto na sua carreira. Na frente de ataque os destaques vão para Cícero  não é nenhum desconhecido para os atentos do futebol português, depois da experiência falhada no Dínamo de Moscovo, tem vindo a tentar relançar a carreira em Portugal passando já por vários clubes nas últimas épocas, mas sem dúvida que esta época na capital do móvel este avançado possante (um autêntico Panzer) de 26 anos está a realizar a melhor época no primeiro escalão português contribuindo muito para a excelente prestação da equipa no campeonato. Hurtado é outro dos destaques, este jovem avançado de 22 anos  internacional Peruano têm mostrado ter sido uma aposta ganha pelo clube no mercado sul-Americano, contratado esta época ao Alianza Lima do Peru.

Para além destes destaques a equipa pacense conta nas suas fileiras com jogadores já com muitos anos de primeira liga e de Paços de Ferreira, casos de Filipe Anunciação, Manuel José e Cássio, que muito ajudam a passar a mística do clube aos recém-chegados e são jogadores sempre úteis ao plantel fruto da sua qualidade e experiência.

Por último, destaque para o enorme trabalho do jovem treinador português Paulo Fonseca, que o ano passado falhou nas ultimas jornadas a subida com o Desp. Aves, este ano tem no entanto, demonstrado ter competências para vir a treinar clubes de maior dimensão. A organização que equipa pacense evidencia e a sua qualidade na posse de bola não são fruto do acaso e prova mais uma vez que em Portugal existem treinadores com muita qualidade.

Muita atenção a esta equipa até ao final do campeonato. Hurtado já disse em jeito de brincadeira que sonha com a Champions, Paulo Fonseca já fez questão de colocar os pés bem assentes na terra, mas a verdade é que este Paços, a jogar desta forma é candidato aos lugares europeus.

JPereira

0 comentários:

Enviar um comentário

Template developed by Confluent Forms LLC; more resources at BlogXpertise